Jump to content

Perguntas ao revisor


SUp3rFM

Recommended Posts

À semelhança de outros revisores/reviewers, optei por criar uma thread pública, aberta a todos os interessados que queiram colocar dúvidas, questões, e outras situações. Desta forma, espero que as perguntas e respostas possam ajudar no futuro outros geocachers com as mesmas dúvidas, questões, esclarecimentos.

 

Tentarei criar neste post inicial um indíce das mesmas para uma mais fácil consulta.

 

Antes de colocarem questões, aconselho a leitura das Guidelines.

 

O MightyReek, Team Geo-Cricket, fez um excelente trabalho ao traduzir para Português as guidelines. Estão disponíveis aqui. Esta tradução pode ser consultada como forma de ajuda. A referência será sempre a original.

 

 

A equipa de revisão para Portugal é composta por mim, pelo btreviewer e pelo SerafimSaudade.

 

Abraço e boas caches!

 

SUp3rFM

Hugo Silva

Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

 

-----------------------

 

Indíce de perguntas

 

Genéricas:

 

» Distância entre caches/containers

» Mover caches/Actualizar Coordenadas

» Reserva de locais para novas caches - Alterada! 2dl6tr4.jpg

» Planear uma nova cache/Saturação de caches

» Caches colocadas em locais onde não há recepção GPS - Alterada! 2dl6tr4.jpg

» Distância e número limite de pontos de uma cache

» Caches escondidas em muros de pedras

» Prazos para publicação / Publicação com hora/dia marcado

» Caches inactivas/Arquivadas pelo revisor ] - Alterada! 2dl6tr4.jpg

» Alteração do tipo de cache, numa já publicada

» Alteração de username no Geocaching.com

» Reportar situações encontradas

» Prazos para desarquivar uma cache

» O que colocar numa nova cache, no local de outra arquivada

» Como iniciar um processo de adopção de uma geocache

» Possibilidade de desarquivar uma cache para adopção

» Pathtags

» Como ter uma cache publicada no Geocaching.com

» Cache comercial ou não?

» Caches em locais públicos e/ou de acesso livre, não condicionado

» O que fazer com caches sem manutenção?

» Caches "Grandfathered" - publicadas noutras circunstâncias

» Alterações na página da cache. Posso fazê-las?

» As Reviewer Notes de um processo de revisão ficam visíveis após a publicação da geocache?

» Tenho de inserir todos os pontos de uma Wherigo nos Pontos Adicionais?

» Posso referir outros serviços de listagem na minha geocache publicada no Geocaching.com?

» As distâncias entre caches... Modo gráfico!

» Regras e recomendações para Trackable Hotels

 

 

Eventos:

 

» Conteúdos podem ser colocados numa página de um evento - Alterada! 2dl6tr4.jpg

» Eventos "em cadeia"

 

Multi-Caches / Unknown (Mistério/Puzzle) / Letterboxes:

 

» Multi-caches/Offset caches e Letterboxes

» Multi-cache/Mistério com vários containers finais

» Tipo de cache aconselhável: Letterbox? Multi? Unknown?

» Carimbos nas caches Letterbox

» Distância entre ponto inicial e final de uma cache Unknown (Puzzle/Mistério)

» Qual o ponto inicial de uma Letterbox?

» Qual o limite entre as coordenadas virutais e as finais de uma cache puzzle?

» Cuidados adicionais ao colocar caches com Chirp

 

 

 

Earthcaches:

 

» Distância de Earthcaches para com outras caches

 

 

 

 

 

--

 

Off-topic:

 

» Preço do bilhete de ida e volta para a Malveira

Edited by btrodrigues
add topics
Link to comment

Xôr Revisor, quanto é que é o bilhete de ida e volta para a Malveira?

 

Com partida e chegada em Odivelas?

 

Apanhas o Metro em Odivelas e sais no Campo Grande. Bilhete de 2 zonas, fica em €1,10.

 

No Campo Grande apenhas o autocarro da Mafrense, com destino à Encarnação (não ali a de Lisboa). Sais em Malveira (Centro). O bilhete fica em €3,15.

 

Ora, cada viagem fica em €4,25. Ida e volta em €8,5.

 

(acho eu). :)

 

Boa iniciativa, Hugo.

 

Thanks. :)

Link to comment

Há uma questão que surge diversas vezes por quem envia para publicação uma cache, relacionada com a distância entre caches.

 

Os containers físicos pertencentes a caches diferentes tem que estar a mais de 160 metros de distância. Esta é a linha de orientação. Há excepções. Garantidas perante situações... excepcionais. :(

 

Por container físico entende-se qualquer container/etiqueta/algo/coisa/etc, que o owner colocou para figurar na sua cache. As distâncias aplicam-se seja qual for o ponto (inicial/intermédio(s)/final).

 

As distâncias não se aplicam a pontos virtuais - os tais pontos Question to an Answer nos "Additional Waypoints".

 

Espero que o exemplo abaixo ajude a esclarecer algumas dúvidas:

 

2qnd3wp.jpg

 

Multi-cache A com 4 pontos e o final.

 

Ponto 1A - Um ponto físico, uma micro com as coordenadas escondidas.

Ponto 2A - Um ponto virtual, onde é necessário recolher um dado para ir para o próximo ponto.

Ponto 3A - Um ponto virtual, onde é necessário recolher um dado para ir para o próximo ponto.

Ponto 4A - Um ponto virtual, onde é necessário recolher um dado para ir para o próximo ponto.

Ponto Final Multi-cache A - Um container final.

 

Cache Tradicional

 

Container com as coordenadas exactas.

 

Os círculos à volta dos containers físicos delimitam um perímetro de 160 metros.

 

Não há problema entre o facto da Cache Tradicional B estar a poucos metros de distância dos pontos virtuais 2A e 3A da Multi-Cache A.

 

Espero ter ajudado.

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Uma outra questão frequente que me é colocada.

 

"Preciso de afastar a coordenada da minha cache para 300 metros mais ao lado. Como o faço?"

 

Como owner, há a possibilidade de mover a cache para até 160 metros de distância da coordenada original. No entanto, é aconselhável verificar se nessa mudança a cache não entre no perímetro de outra vizinha. Eis a imagem:

 

2cxvpzl.jpg

 

A situação é clara.

 

No entanto, ainda a questão de mover a cache para 300 metros da coordenada inicial. Tal só é possível com o auxílio do revisor. Mas, há que ter em atenção o seguinte:

 

A mudança só poderá acontecer se as condições de enquadramento da cache, esconderijo, características do novo local não sejam muito diferentes das originais a quando da publicação da cache. Exemplo prático:

 

Uma cache colocada no meio de uma rotunda, atrás de uma pedra. Desaparece, o owner descobre um jardim porreiríssimo a 400 metros da coordenada original. Coloca o container no jardim, escondido dentro de uma árvore, muda o tamanho, tira as coordenadas e pede a alteração. A cache não muda de nome, não muda de descrição, nada.

 

Ora, houve uma mudança substancial nas características da cache. Logo, este tipo de pedidos é negado.

 

No entanto, um owner pede para mover uma cache 300 metros no mesmo bosque onde a cache foi publicada. O esconderijo é o "mesmo", a zona também, e tudo o mais. Não havendo mais nenhuma cache por perto, o mais provável é este tipo de pedidos ser aceite e o revisor fará a mudança.

 

Também para estes casos, não há uma resposta sempre válida. Cada caso é um caso. Apesar disso, espero que com estes exemplos ajudar no esclarecimento de algumas dúvidas.

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Outra pergunta muito frequente:

 

"Quero colocar uma cache no local X, mas só o poderei fazer daqui a 2 meses, será que é possível reservá-lo?"

 

Esta questão sofreu alterações na resposta. A inicialmente dada por mim não estava totalmente correcta.

 

Reservar não será o termo mais correcto. O acto não é definitivo, não é eterno. O geocacher começa a trabalhar na sua cache, tem coordenadas do local do container (que se espera já estar no local), edita a descrição mas por faltarem alguns elementos ainda não a envia para revisão. A partir daí, efectivamente o sistema detecta a posição da cache e notificará o revisor se por acaso está na esfera de influência de outras.

 

Exemplo prático.

 

Em Janeiro, o Geocacher A criou uma página de uma cache da forma acima referida. A cache tem o GC Code GC1111. No entanto, deixa o trabalho a meio. Passam-se 6 meses e nada.

 

Em Julho, O Geocacher B criou uma página, tem tudo no local e enviou a cache para revisão. A cache tem o GC Code GC2222. As coordenadas das caches distam entre si 30 metros.

 

O que fazer?

 

Envio uma mensagem ao Geocacher A perguntando se o projecto é mesmo para andar. Peço para me responder num prazo máximo de duas semanas. Caso não haja resposta, a cache é arquivada e a cache do Geocacher B é publicada, caso reúna todas as condições.

 

Se nessas duas semanas de espera, o Geocacher A comunica que colocará a cache muito em breve, com um período de tempo razoável, este terá prioridade sobre o projecto do Geocacher B. A cache com o GC Code mais baixo tem sempre prioridade sobre as outras.

 

Infomarei o Geocacher B desta situação.

 

Significa que não há uma reserva. O prazo para terminar o projecto de uma nova cache terá que ser razoável, pelo menos para mim ou para o staff da Groundspeak, caso a situação chega aos appeals.

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Outra também frequente:

"Ao publicar a minha cache, o revisor avisou-me que ela estava demasiado perto (a menos de 160 metros) de um container físico de uma cache diferente. E agora?"

 

Esta situação cria sempre um desconforto extra para o owner. O acto de colocar uma cache não pode passar apenas pela situação de "Olha, um sítio porreiro, fica aqui debaixo das pedras e pronto!".

 

Para além da necessidade, que se aconselha, de estudar o local, perceber qual o melhor esconderijo, melhor contentor, é fundamental perceber se a zona está livre, se não está no perímetro dos 160 metros de outra cache/contentor físico. Como revisor, apenas posso alertar que a cache está a X metros de outra, sem poder dar outras informações - não seria justo. Não posso dar as coordenadas do ponto em causa.

 

O método que se aconselha é procurar todas as caches na área e perceber se a zona está efectivamente livre. Ou, em alternativa, solicitar a ajuda dos owners da zona para isso mesmo.

Link to comment
The coordinates listed on the traditional cache page are the exact location of the cache.

 

Falando de situações futuras, pode haver excepções?

Se o local onde está escondido o container não for possível obter sinal GPS (numa caverna, um edífício abandonado, etc.), é possível que as coordenadas apontem a "entrada" e que apartir daí o geocacher tenha que seguir a descrição?

No caso de ser possível seria considerada tradicional ou mistério?

Link to comment
The coordinates listed on the traditional cache page are the exact location of the cache.

 

Falando de situações futuras, pode haver excepções?

Se o local onde está escondido o container não for possível obter sinal GPS (numa caverna, um edífício abandonado, etc.), é possível que as coordenadas apontem a "entrada" e que apartir daí o geocacher tenha que seguir a descrição?

No caso de ser possível seria considerada tradicional ou mistério?

 

Já tive oportunidade de publicar caches assim (dentro de um túnel, gruta, etc). Não consigo ter uma opinião 100% definida, mas vou tentar explicar ambas as opções.

 

Vamos imaginar que está dentro de um túnel, a 10 metros para Oeste da entrada. Logicamente que no local onde a cache está, não há recepção de sinal GPS. Opções possíveis:

 

- Criar uma cache mistério/puzzle/multi-cache com as coordenadas na entrada do túnel e indicar o método para encontrar a cache (12 passos para dentro, 10 metros da entrada, etc);

 

- Criar uma cache tradicional com as coordenadas exactas de onde está o contentor. Como? Fácil. Tirar as coordenadas no início do túnel. Saber a quantos metros se encontrar o contentor e projectar um ponto (neste caso, a 10 metros para Oeste da entrada do túnel). Mencionar na descrição da cache que as coordenadas publicadas são as da cache, mas para a obter é necessário entrar no túnel.

 

Não há aqui uma regra perfeitamente definida. :D

 

Edit: 29/Out/2010 - Acrescento do tipo Multi-Cache, no tipo de caches possíveis.

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Porque estou com perguiça de ir procurar nas guidelines... Sr. Revisor, há algum limite no número de pontos intermédios numa multi?

 

Não há limites no número de pontos de uma multi, ou de qualquer outro tipo de cache que os utilize (Puzzle/Mistério, Wherigo, Letterbox Hybrid). Nem sequer existe uma guideline sobre a distância máxima entre os mesmos. Apenas o princípio da razoabilidade e do bom senso!

Link to comment

Vou aproveitar para colocar mais uma situação que surge frequentemente:

 

"A minha cache colocada num muro de pedra não foi publicada! Mesmo com uma foto spoiler e com uma dica clara"

 

Muitos de nós sabem, pela experiência que temos, que caches escondidas em muros acabam por provocar um impacto negativo na estrutura. Apesar do owner colocar dicas, informações complementares ou até mesmo fotografias, haverá sempre alguém que com menos cuidado, contribuirá para a infeliz destruição do muro, em particular, se este for de pedras.

 

Suponho que isto possa acontecer por várias razões:

 

- Descuido puro e simples na busca;

- A não observação da foto spoiler e/ou dica;

- Coordenadas da cache com erro excessivo e que leva a que as buscas se façam mais ao lado;

- Utilização de GPSr cujas coordenadas tenham mais erro tornando o ponto zero mais ao lado e, consequentemente que as buscas se façam noutro local;

- O simples tirar e voltar a colocar as pedras acaba por tornar a estrutura mais frágil;

 

Neste tipo de situações, aconselho vivamente a mudança de local do esconderijo da cache.

 

No entanto, poderão haver excepções. Muros de pedras feitos com lages, cimentados, etc. Nesta situação, uma foto do local pode ajudar à publicação da cache.

 

Sei como um muro pode ser um esconderijo ideal, mas não podemos apenas pensar na cache. Temos, como owners, de pensar na centena de cachers que vem atrás dela. Uns com mais cuidado e olhar cirúrgico, outros com menos cuidado. Muito menos cuidado.

 

EDIT: Só mais uma achega. Esta situação é particularmente importante quando as caches estão colocadas em locais históricos (castelos, castros, etc). Certamente que a ideia do owner é partilhar essa localização e não contribuir, de uma forma não-intencional, para a destruição do mesmo através do geocaching.

 

As guidelines referem ainda esta situação aqui:

 

Caches may be quickly archived if we see the following (which is not exhaustive):

 

# Caches that deface public or private property, whether a natural or man-made object, in order to provide a hiding place, a clue or a logging method.

Edited by SUp3rFM
Link to comment
"A minha cache colocada num muro de pedra não foi publicada! Mesmo com uma foto spoiler e com uma dica clara"

O meu sincero aplauso!!!

Sinceramente, preferia correr o risco de ver desaparecer metade das caches existentes em Portugal do que ter a consciência pesada de ter contribuído para a massificação de destruição de património alheio!!

Link to comment
Não há limites no número de pontos de uma multi, ou de qualquer outro tipo de cache que os utilize (Puzzle/Mistério, Wherigo, Letterbox Hybrid). Nem sequer existe uma guideline sobre a distância máxima entre os mesmos. Apenas o princípio da razoabilidade e do bom senso!

 

Fixe! :anicute: Já fico de consciência mais tranquila para colocar uma multi-cache anti-power-trails, com 20 pontos intermédios! ;)

 

Quanto aos muros, o meu aplauso também. Ainda há tempos fiz uma cache que estava num muro de pedra, com uns 20 metros de comprido (e uns 60cm de altura), que, não sei se por culpa do geocaching ou não, já estava um bocado debilitado... Corri o muro todo com olhar atento e não encontrei o container, nem sinais dele, pois era quase impossível detectá-lo sem remover a pedra debaixo da qual se encontrava... Não fosse a maior "audácia" (ou deverei dizer "irresponsabilidade"?) dos meus companheiros de "cachadas" nesse dia e tinha vindo embora com um DNF. Além de ter ficado com dúvidas se aquele muro não estaria dentro de propriedade privada...

Link to comment

Fixe! :anicute: Já fico de consciência mais tranquila para colocar uma multi-cache anti-power-trails, com 20 pontos intermédios! :(

 

E fazendo isso, onde está o princípio da razoabilidade e do bom senso? :)

 

A meu ver acho que tem muito mais razoabilidade e bom senso que um power trail de 20 caches... ;)

Link to comment

 

E fazendo isso, onde está o princípio da razoabilidade e do bom senso? :(

 

A meu ver acho que tem muito mais razoabilidade e bom senso que um power trail de 20 caches... ;)

Não vejo qualquer diferença entre um e outro... ambos levam os Geocachers a viver exactamente as mesmas experiências e a desfrutar exactamente do mesmo passeio, embora um venha a ter 20 vezes mais visitas que o outro... vá-se lá saber porquê :anicute:

Link to comment

A meu ver acho que tem muito mais razoabilidade e bom senso que um power trail de 20 caches... :(

Não vejo qualquer diferença entre um e outro... ambos levam os Geocachers a viver exactamente as mesmas experiências e a desfrutar exactamente do mesmo passeio, embora um venha a ter 20 vezes mais visitas que o outro... vá-se lá saber porquê :anicute:

 

Esta discussão dava pano para mangas, mas não vamos assassinar a thread do sr. revisor com temas offtopic... (mea culpa ;) )

Link to comment

Ninguém está a assassinar a thread. :anicute:

 

Multi enorme ou um powertrail. É uma questão de sabor, apenas. Se houver um powertrail de 50 caches num caminho pedrestre, não há nada que obrigue a fazer as 50. Quem quiser que faça a 1ª, 17ª ou nenhuma.

Assim como a a multi-cache de 300 pontos.

 

Provavelmente, eu não faria a cache dos 300 pontos onde qualquer erro no encontrar da fórmula correcta pode transformar a cache numa experiência amarga.

 

De resto, há espaço para tudo. Sem obrigações de qualquer espécie.

 

Lamentarmo-nos do powertrail que acabámos de fazer com 50 founds no bucho é um contra-senso. Já se sabia ao que se ia. Portanto, não vale a pena chorar sobre founds derramados.

 

P.S. E o Senhor... come on. Drop that.

Link to comment

Fixe! :mad: Já fico de consciência mais tranquila para colocar uma multi-cache anti-power-trails, com 20 pontos intermédios! :blink:

 

E fazendo isso, onde está o princípio da razoabilidade e do bom senso? :blink:

 

O facto de não ser costume em Portugal, não invalida a normalidade com que se encontram caches assim criadas noutras "culturas geocachianas". Ide a Viena. Vede como elas vos mordem. Ainda por cima todas mal paridas, cheias de incongruências e erros. Ou à Rep. Checa, estas já de grande qualidade e coerência, por regra. Para os gulosos e gananciosos pode não haver bom senso. Para quem puxe um pouco mais pelo sentido lógico, é outra coisa.

 

A meu ver acho que tem muito mais razoabilidade e bom senso que um power trail de 20 caches... :blink:

 

Amén.

 

 

Não vejo qualquer diferença entre um e outro... ambos levam os Geocachers a viver exactamente as mesmas experiências e a desfrutar exactamente do mesmo passeio, embora um venha a ter 20 vezes mais visitas que o outro... vá-se lá saber porquê ;)

 

Pois, já supunhamos [porra e não é qu enão sei escrever esta palavra !?] que não... vá-se lá saber porquê :-)

Link to comment

Aqui vai uma pergunta composta que surge algumas vezes:

 

"A minha cache tradicional não foi publicada ainda! E queria que a minha nova multi-cache só fosse publicada no dia X".

 

Os revisores (reviewers) dispõe, tipicamente, de um intervalo de 24 a 72 horas para analisar a submissão de novas caches. Tal como em quase tudo, poderão haver excepções. Umas que são analisadas e publicadas na hora, caso esteja tudo OK, ou outras que possam demorar mais algum tempo.

 

Se a cache que enviou para publicação ainda não está publicada, verifique que não ficou nenhuma questão por responder ao revisor. Por outro lado, verifique se a revisão da cache está a ocorrer dentro dos prazos indicados. Caso não esteja e estes se encontram ultrapassados, contacte o revisor.

 

Quanto ao pedido para publicar no dia X, tal é possível mediante a disponibilidade do revisor. :(

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Eis outra com frequência recorrente:

 

"O revisor resolveu arquivar-me a cache, só porque estava inactiva!"

 

Como sabemos pelas Guidelines, a manutenção das caches assume particular importância na vida das mesmas. Como podemos ler:

 

Manutenção das caches

(...)

Como dono da cache também é responsável por periodicamente verificar fisicamente a cache, e especialmente quando alguém reporta um problema com ela (desaparecida, danificada, molhada, etc.). Pode temporariamente desactivar a cache para avisar os outros para não a procurarem enquanto não resolver o problema. Esta possibilidade serve para lhe dar um tempo razoável – normalmente algumas semanas – para que organize uma visita à sua cache. No caso de a cache não ter manutenção apropriada, ou estar desactivada por um longo período de tempo, nós podemos arquivá-la.

Tradução não-oficial realizada pelo MightyReek, Team Geo-Cricket.

 

Regularmente, os reviewers de cada país/região/estado efectuam passagens nas caches publicadas para verificar se há algumas desactivadas há demasiado tempo. Sei que o termo "algumas semanas" é vago. No entanto, tento aqui ter algum padrão para agir. Tipicamente, deixarei uma "Reviewer Note" para o owner passadas 10 a 12 semanas da cache estar inicialmente inactiva.

 

Esta mensagem é pública para que possa ficar registada. Poderia fazê-lo por mail. No entanto, este poderia não ser recebido pelo owner. Por outro lado, ao estar visível, é uma salvaguarda para ambos, caso se justifique.

 

Depois da "Reviewer Note" sobre a manutenção da cache, passado um mês, não havendo resposta do owner ou uma resposta insuficiente, a cache poderá ser arquivada.

 

Na prática, este acto poderá acontecer passadas 14 semanas/3 meses e meio, ou mais.

 

Como é natural, poderão haver motivos de força maior que impeçam a recolocação da cache. Esses motivos devem estar patentes na cache. Lembro que um owner disposto a dar informações sobre o ponto de situação das caches denota atenção e cuidado para com estas.

 

Por último, o arquivamento de uma cache não é uma sentença de morte. O owner pode recuperá-la a tempo de haver um "desarquivamento", sendo para isso necessário analisar a cache como se fosse submetida inicialmente.

 

Nota: Em alguns casos, o revisor após a avaliação do estado da cache, pode não optar por deixar uma nota de aviso e arquivar a cache de imediato. Por favor, não esperem pela nossa intervenção para agir e proceder à manutenção da cache ou ao arquivamento da mesma, caso se aplique. O nosso tempo é escasso e preferimos publicar caches do que arquivá-las.

Edited by SUp3rFM
Link to comment

 

Como é natural, poderão haver motivos de força maior que impeçam a recolocação da cache. Esses motivos devem estar patentes na cache. Lembro que um owner disposto a dar informações sobre o ponto de situação das caches denota atenção e cuidado para com estas.

 

 

Fiem-se nisso e vejam o que aconteceu a esta..

Levou uma daquelas agradaveis notas que a fez ir de carrinho para arquivo.

Talvez se não tivesse notas a explicar a situação tivesse sido poupada, como foram algumas que estavam ao abandono sem nenhuma explicação por parte dos autores.

Link to comment

 

Como é natural, poderão haver motivos de força maior que impeçam a recolocação da cache. Esses motivos devem estar patentes na cache. Lembro que um owner disposto a dar informações sobre o ponto de situação das caches denota atenção e cuidado para com estas.

 

 

Fiem-se nisso e vejam o que aconteceu a esta..

Levou uma daquelas agradaveis notas que a fez ir de carrinho para arquivo.

Talvez se não tivesse notas a explicar a situação tivesse sido poupada, como foram algumas que estavam ao abandono sem nenhuma explicação por parte dos autores.

 

"Fiem-se nisso..."

 

É precisamente isso que peço. Para se fiarem na informação que dei. O ponto 2 da "Reviewer Note" indica o seguinte:

 

2) Colocar uma nota na cache com o plano de manutenção. Nessa nota deve constar o prazo em que pretende efectuar a manutenção à mesma. Por favor, refira o argumento no qual o prazo indicado terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;

 

Bom, só a arquivou porque quis. Outros owners optaram por deixar informação na página da cache, sem que essas tenham sido arquivada. Mais uma vez, a falta de informação não garante a continuidade de nada.

 

Tal como já foi explicado, essa nota (igual a outras centenas deixadas noutras tantas caches) é auto-explicativa. É um template, apenas e só, sem considerações pessoais.

 

Quando tiver tempo, disponibilidade e paciência, prometo telefonar e/ou enviar um ramo de flores. No cartão junto com o ramo pedirei, de forma sensível e humana, o favor de fornecerem informações sobre a condição da cache. Talvez assim alguns (uma ínfima minoria) decidam colaborar e não tomar posições extremas, sem razão alguma. É o meu ponto de vista pessoal.

Link to comment
Fiem-se nisso e vejam o que aconteceu a esta..

Levou uma daquelas agradaveis notas que a fez ir de carrinho para arquivo.

Talvez se não tivesse notas a explicar a situação tivesse sido poupada, como foram algumas que estavam ao abandono sem nenhuma explicação por parte dos autores.

 

Não entendo este comentário... A cache foi arquivada pelo owner (porque quis) e não pelo revisor...

 

Também não entendo qual é o mal de fazer cumprir as regras... Normalmente elas existem para serem cumpridas... Embora em Portugal parece que existe esta mentalidade de que as regras existem apenas para serem quebradas... Por isso temos o país que temos...

 

Não só no geocaching, como em tudo na vida, um bocadinho mais de calma, serenidade e bom senso resolvia muitos problemas e evitava muitos outros de surgirem sequer...

Link to comment

Quando tiver tempo, disponibilidade e paciência, prometo telefonar e/ou enviar um ramo de flores. No cartão junto com o ramo pedirei, de forma sensível e humana, o favor de fornecerem informações sobre a condição da cache. Talvez assim alguns (uma ínfima minoria) decidam colaborar e não tomar posições extremas, sem razão alguma. É o meu ponto de vista pessoal.

 

Ramo de flores é para pedidos de namoro. Para mim podes mandar antes uma playstation! :rolleyes: (ou então um gps novo que o meu já teve melhores dias... eheh)

Link to comment

 

Como é natural, poderão haver motivos de força maior que impeçam a recolocação da cache. Esses motivos devem estar patentes na cache. Lembro que um owner disposto a dar informações sobre o ponto de situação das caches denota atenção e cuidado para com estas.

 

 

Fiem-se nisso e vejam o que aconteceu a esta..

Levou uma daquelas agradaveis notas que a fez ir de carrinho para arquivo.

Talvez se não tivesse notas a explicar a situação tivesse sido poupada, como foram algumas que estavam ao abandono sem nenhuma explicação por parte dos autores.

 

"Fiem-se nisso..."

 

É precisamente isso que peço. Para se fiarem na informação que dei. O ponto 2 da "Reviewer Note" indica o seguinte:

 

2) Colocar uma nota na cache com o plano de manutenção. Nessa nota deve constar o prazo em que pretende efectuar a manutenção à mesma. Por favor, refira o argumento no qual o prazo indicado terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;

 

Bom, só a arquivou porque quis. Outros owners optaram por deixar informação na página da cache, sem que essas tenham sido arquivada. Mais uma vez, a falta de informação não garante a continuidade de nada.

 

Tal como já foi explicado, essa nota (igual a outras centenas deixadas noutras tantas caches) é auto-explicativa. É um template, apenas e só, sem considerações pessoais.

 

Quando tiver tempo, disponibilidade e paciência, prometo telefonar e/ou enviar um ramo de flores. No cartão junto com o ramo pedirei, de forma sensível e humana, o favor de fornecerem informações sobre a condição da cache. Talvez assim alguns (uma ínfima minoria) decidam colaborar e não tomar posições extremas, sem razão alguma. É o meu ponto de vista pessoal.

 

 

Não é peciso ramos de flores nem outras manifestações de afecto menos próprias, apenas é necessário que não haja descriminação de uns autores em relação a outros.

1ºEsta cache tinha a sua situação explicada nas notes, levou com aquela nota.

2ºCaches sem qualquer nota explicativa da sua situação há mais de 6 meses, foram deixadas sem ameaças.

 

Para mim isto é descriminação e até hoje não houve ninguém a par da situação que não me dissesse o mesmo. Claro que públicamente não se manifestam o respeitinho em portugal é muito bonito.

Link to comment

Não é peciso ramos de flores nem outras manifestações de afecto menos próprias, apenas é necessário que não haja descriminação de uns autores em relação a outros.

1ºEsta cache tinha a sua situação explicada nas notes, levou com aquela nota.

2ºCaches sem qualquer nota explicativa da sua situação há mais de 6 meses, foram deixadas sem ameaças.

 

Para mim isto é descriminação e até hoje não houve ninguém a par da situação que não me dissesse o mesmo. Claro que públicamente não se manifestam o respeitinho em portugal é muito bonito.

 

Ameaça? Se tivesse que fazer uma ameaça, não seria assim. :rolleyes:

 

Mas eu respondo.

 

1º - Aquela cache, e muitas outras, tiveram aquela nota. Muitos outros reviewers as utilizam. O que se pede no ponto 2) é precisamente isso. Informação sobre o ponto de situação dela. Apenas e só. Bastaria um "O local continua vedado para obras". Mas, não. Isso seria demasiado simples. É necessário criar uma novela. Dar uma de ofendido. Não vou pedir desculpas pelo que fiz. Tenho a consciência tranquila.

 

2º Essa situação já foi explicada. A minha primeira passagem pelas caches inactivas há muito (demasiado!) tempo levou a que enviasse um mail template para cada um desses owners. Alguns preferiram responder em privado, outros colocaram na página das caches.

 

Mudei de posição, ao colocar as "Reviewer Notes", porque assim fui aconselhado, até por outros reviewers mais experientes. Fi-lo pelas razões citadas, para salvaguarda do revisor e dos owners. Vejamos uma situação prática:

 

- Envio um mail a pedir para o owner fazer algo sobre a sua cache;

- O mail não chega ao destino e/ou o owner ignora, não responde;

- Eu, sem resposta, arquivo a cache;

- O Owner protesta alegando que não recebeu qualquer mail.

 

Como ficamos? Palavra de um contra a de outro?

 

Assim, com as "Reviewer Notes" públicas, onde é pedido ao owner um ponto de situação sobre a cache garante que a mensagem chega ao destinatário.

 

Entender tal como um raspanete, uma ameaça, descriminação ou outra coisa que o valha a não ser uma simples nota do revisor é um exagero. É algo saído de uma novela.

 

Por outro lado, porque raio ia eu descriminá-lo? Se tiver uma razão que seja, avise-me. Eu não tenho uma, sequer.

 

Porque razão alguém há-de ter medo de dizer o que quer que seja? Como já referi em diversas situações, se tem algum motivo, por muito pequeno que seja, para colocar em causa a minha postura como revisor, agradeço que seja reportado para o appeals@geocaching.com referindo o caso. O anonimato é garantido, assim como a imparcialidade da análise.

 

Se o descontentamento é geral, como conta, melhor ainda. Certamente que terão em conta o número de pessoas/geocachers descontentes e mais facilmente agirão sobre a situação.

Link to comment
Epá, é esperar que as obras acabem e colocar a cache novamente no local, de preferencia fora do muro B) E depois pedir o desarquivamento.

Not possible

 

Sim, é possível. Tanto o é que já lá está.

 

Acho que o que estava em causa era o desarquivamento da arquivada... Agora impossível devido à outra que lá foi colocada entretanto... 160 metros e assim...

 

Continuando aquilo que interessa.

 

Quero publicar um Evento (não quero, mas poderia querer)não posso colocar referências a um jantar num restaurante? Como devo fazer? Posso referir o jantar e não o restaurante, só não posso referir o pagamento? Resumindo: O que se pode publicar num evento-de-comer?

Link to comment

Quero publicar um Evento (não quero, mas poderia querer)não posso colocar referências a um jantar num restaurante? Como devo fazer? Posso referir o jantar e não o restaurante, só não posso referir o pagamento? Resumindo: O que se pode publicar num evento-de-comer?

 

É uma questão simples de responder, talvez mais difícil de aceitar/compreender. Um evento é um encontro de geocachers, abertos a todos os geocachers. É a reunião.

 

Na descrição do evento pode estar quase tudo, com seguinte pormenor:

 

- O nome do local (restaurante, bar, etc) e a sua morada, numa única vez.

 

Não podem estar os seguintes elementos:

 

- Ementas e preços das refeições;

- A obrigação de fazer a actividade definida para ter um log de "attended";

- Direcções claras sobre como chegar ao local... até aos últimos metros. O Geocaching.com é uma actividade que faz uso do GPS; :-)

- "Cachadas" organizadas;

- Venda de material que não geocoins/trackables trackables no geocaching.com;

- Logotipos de empresas, excepto quando há permissão da Groundspeak para tal.

 

Logo, e de uma forma resumida, um evento que envolve comidas e bebidas poderá ser:

 

"O encontro é às XX horas nas coordenadas indicadas, ou no restaurante XXXXX que fica na Rua do YYYY, 23. Mais informações, sigam este Link".

 

Ora, no link sugerido, que pode ser um fórum, página pessoal, etc, podem colocar informações sobre o restaurante, ementa, preço, venda de t-shirts, etc. É uma questão de bom senso.

 

Todas estas indicações podem ser contrariada caso haja a autorização da Groundspeak para tal.

 

Espero ter esclarecido.

 

EDIT: 01 de Fevereiro de 2010.

Edited by SUp3rFM
Link to comment
Epá, é esperar que as obras acabem e colocar a cache novamente no local, de preferencia fora do muro :) E depois pedir o desarquivamento.

Not possible

 

Sim, é possível. Tanto o é que já lá está.

 

Acho que o que estava em causa era o desarquivamento da arquivada... Agora impossível devido à outra que lá foi colocada entretanto... 160 metros e assim...

Sim, sim. Basicamente era o desarquivamento da mesma, embora o local tenha voltado a ter uma cache, com a grande vantajem (a meu ver) do antigo owner poder fazer o log de Found B)

Link to comment

- A obrigação de fazer a actividade definida para ter um log de "attended";

 

Esta não me convence B)

 

Entao se o evento é uma caminhada de 10kms, convém que a malta vá caminhar e não chegar ao ponto de partida, dê duas berbigaitadas pró ar, e vai à vida com mais um found. Digo eu...

Link to comment

- A obrigação de fazer a actividade definida para ter um log de "attended";

 

Esta não me convence :)

 

Entao se o evento é uma caminhada de 10kms, convém que a malta vá caminhar e não chegar ao ponto de partida, dê duas berbigaitadas pró ar, e vai à vida com mais um found. Digo eu...

 

B)

 

Um evento é um encontro de geocachers, abertos a todos os geocachers. É a reunião.

 

As coordenadas do evento serão as do início da caminhada, certo? Logo, quem aparecer, seja para caminhar ou não, encontrou o local, esteve com os geocachers à hora X. Não há impedimento para não logar um attended. Seria o mesmo que negar o found a alguém que resolveu "furar" uma multi com 39 pontos intermédios e assinou o logbook. Seria quase um "Requisito Adicional" para logar um evento.

 

Significa isto que, por exemplo, se um evento envolver um jantar a seguir, só pode logar quem comer os pratos todos? Ou se o evento envolver uma descida a uma gruta só possa reclamar o found quem conseguir vencer o seu medo terrível de estar em espaços fechados? :)

 

Daí que reforçe a ideia que um evento é uma reunião, encontro, convívio. Se houver mais actividades decorrentes, óptimo. Melhor para quem as quiser ou as pode fazer.

 

"Event caches are gatherings that are open to all geocachers and which are organized by geocachers."

Link to comment

Já me foi negado uma vez por acaso um attend num acampamento por eu nao ficar lá a dormir... "afinal de contas era um acampamento"... como gostei tanto da atitude e foi publicitado de antemão essa tal ALR, nem saí de casa!

 

Mas prontes, fiquei esclarecido! Basicamente tudo é uma espécie de FlashMob, o que se faz depois da reunião dos geocachers é já extra-geocachinggroundspeakguidelineswhatever! Oh Nandini, já podes organizar a Geocaminhada para ir à linha do Douro <_<

 

Agradecido pelas infos :rolleyes:

Link to comment

Já me foi negado uma vez por acaso um attend num acampamento por eu nao ficar lá a dormir... "afinal de contas era um acampamento"... como gostei tanto da atitude e foi publicitado de antemão essa tal ALR, nem saí de casa!

 

Oh well... :rolleyes:

 

Mas prontes, fiquei esclarecido! Basicamente tudo é uma espécie de FlashMob, o que se faz depois da reunião dos geocachers é já extra-geocachinggroundspeakguidelineswhatever! Oh Nandini, já podes organizar a Geocaminhada para ir à linha do Douro :lol:

 

Óptimo. Se houver mais questões, força! <_<

Link to comment

Boas

 

Na "minha" cache Portas de S.Pedro, por esta ter sido "raptada" e de modo a não ficar muito proxima das outras ali existentes, tive de a recolocar num local com as mesmas caracterisiticas, que acaba por ficar a mais de 160 metros da original....Como resolver esta questao?

Link to comment

Boas

 

Na "minha" cache Portas de S.Pedro, por esta ter sido "raptada" e de modo a não ficar muito proxima das outras ali existentes, tive de a recolocar num local com as mesmas caracterisiticas, que acaba por ficar a mais de 160 metros da original....Como resolver esta questao?

 

Viva, ainda ontem enviei um mail a propósito dessa situação. Veja a sua caixa de correio. :huh:

Link to comment

Boas ....

 

É possivel criar dois eventos ..... no mesmo local (cordenadas) mas em dias diferentes ....

 

Adeus 2009 ..... ponto de encontro as 23.45 de 31 de Dezembro

Olá 2010 ..... ponto de encontro as 00.15 de 01 de Janeiro

 

Esta pergunta tem surgido com alguma frequência. Há relativamente pouco tempo foi determinado o fim do "event stacking". Basicamente, era possível encadear 2 ou mais eventos, todos perto uns dos outros, com temas mais ou menos iguais. Essa situação levou a alguns abusos - nenhum deles registado em Portugal diga-se.

 

Por esse motivo, só é possível publicar eventos cujo carácter e tema sejam únicos e que, entre eles exista uma distância real e temporal. Não consigo dar exemplos concretos, porque não quero fazer lei. Cada caso é um caso.

 

No entanto, esse caso que referes dificilmente seria publicado, pelas razões que apresentei. Outros exemplos como o Jantar, Café e Ceia também dificilmente são publicados, se mantiverem as características que referi.

 

O carácter único é um pressuposto para a publicação.

 

Espero ter esclarecido. :)

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Tenho uma cache que é preciso resolver um enigma para chegar às coordenadas. Mas pensando melhor até quero mudar para tradicional pois o local merece mais visitas. :D

 

É possível alterar ou é mesmo necessário arquivar e criar uma nova?

 

Vou responder sem saber qual, mas há raríssimas excepções neste caso. Diria que é necessário arquivar a anterior e criar uma nova, a tradicional. Na realidade, será uma cache diferente, com um método completamente diferente de chegar às mesmas - mesmo que esteja no mesmíssimo local físico.

 

Só nos casos de uma Mistério/Puzzle com "requisitos adicionais" para fazer o log é que se põe o caso de alterar o tipo de cache para Tradicional.

 

:)

Link to comment

Tenho uma cache que é preciso resolver um enigma para chegar às coordenadas. Mas pensando melhor até quero mudar para tradicional pois o local merece mais visitas. :)

 

É possível alterar ou é mesmo necessário arquivar e criar uma nova?

 

Vou responder sem saber qual, mas há raríssimas excepções neste caso. Diria que é necessário arquivar a anterior e criar uma nova, a tradicional. Na realidade, será uma cache diferente, com um método completamente diferente de chegar às mesmas - mesmo que esteja no mesmíssimo local físico.

 

Só nos casos de uma Mistério/Puzzle com "requisitos adicionais" para fazer o log é que se põe o caso de alterar o tipo de cache para Tradicional.

 

:)

 

bah por alguma razão não concordo muito com esta regra... mas só temos k acatar ;)

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...