Jump to content

GeoMarrocos 2011


jasafara

Recommended Posts

Seis meses depois de aqui ter feito o desafio venho relançar este tema.

 

Então para já vamos fixar a data. Irá decorrer na semana do Carnaval, ou seja de 5 a 13 de Março de 2011.

O programa detalhado será proposto em breve mas passará sempre por:

 

Será um passeio 4x4. Ou seja será necessário uma viatura TT. Iremos procurar um equilíbrio entre condução em areia/dunas, condução em pista, visitas a cidades e outros lugares de interesse e óbviamente fazer uma caches :santa:

 

Não recomendo a participação de crianças menores do que 10 anos. Eu e pela primeira vez, vou levar o meu filho que tem precisamente essa idade.

 

Na noite de 6ªfeira (dia 4/3) iremos ficar em Beja (o pessoal da região de Lisboa que o desejar). Quem quiser pode lá ir ter até às 9h de dia 5. O último ponto de encontro é ás 15h em Algeciras onde se deve apanhar o barco por volta das 17h de forma a irmos dormir já em Marrocos (via Ceuta).

 

Pelo meio (o tal programa a definir...) iremos ficar em hotéis de 4*, excepto uma noite que ficamos num acampamento organizado.

 

No sábado dia 12/3 iremos ficar em Asilah, de forma a que domingo cedo apanhemos o barco em Tanger em direcção a Tarifa, com regresso posterior a Portugal.

 

Os preços serão definidos oportunamente, mas não deverão andar muito longe do referido aqui. Dependerá do número de participantes. De qualquer forma quero que fique claro que a organização da expedição e a parte comercial estará a cargo da HVR. Eu por mim, procurarei preparar, para nós todos um programa que permita identificar esta expedição claramente como uma expedição de Geocachers sem que isso condicione o que uma viagem a Marrocos deve ter. A minha mulher que nos está sempre a acusar de não pensarmos no ponto de vista feminino, ficará encarregue dessa componente...

 

Algures no final de Novembro, início de Dezembro, irei marcar um Evento para a Carvoeira (Torres Vedras) para se falar sobre a expedição e eventualmente se fazerem alguns ajustes no programa previamente proposto.

 

Tenho várias ideias para a Expedição, nomeadamente a marcação de oito eventos para as noites de 5 a 12 de Março e a colocação de pelo menos oito caches em Marrocos (em sítios a definir dentro da multiplicidade de sítios com interesse ainda sem caches) que terão a manutenção assegurada. Esses eventos e caches serão publicados preferencialmente pelos primeiros geocachers que mostrem interesse e concretizem a participação na expedição.

 

Posso-vos garantir que se forem, não se vão arrepender :santa: Marrocos é fantástico e está aqui ao pé da porta.

 

Irei abrir tópicos no Geocaching@pt e no GeoPT mas este será o tópico oficial da expedição.

Edited by jasafara
Link to comment

Os preços serão definidos oportunamente, mas não deverão andar muito longe do referido aqui. Dependerá do nome de participantes.

Eh lá! Vai ser consoante a cara do cliente? :santa:

:santa::santa::santa: Não! Tem mais a ver com os nick's :santa: :santa: :santa:

 

Obrigado ao t@ndre e ao prodrive pelo chamada de atenção para este Lapsus linguae :santa:

 

Logo mais publico um disclaimer sobre a parte comercial da expedição.

 

Nota explicativa: No post inicial, entretanto já corrigido, onde se deveria ler "Dependerá do número..." estava "Dependerá do nome..." :santa:

Edited by jasafara
Link to comment

Disclamer

 

Já o referi várias vezes em diferentes fóruns, mas para que fique claro quero referir que:

 

1) A parte comercial da expedição será assumida pela empresa HVR, sendo que a concretização da viagem, pagamento de sinal, pagamentos finais, etc, será feito directamente com o responsável por essa empresa António Antunes com contactos publicados no site.

2) Eu sou amigo à muitos anos do António, aliás como muitos dos que costumam participar nos passeios e expedições por ele organizados.

3) Eu sempre participei (e participarei nesta expedição), como qualquer cliente, pagando o preço que ele por bem decidiu definir e eu por bem decidi aceitar.

4) Até agora sempre dei por bem empregue o dinheiro pago e estou convencido que isso continuará a acontecer.

5) O António é um grande profissional e não tenho dúvidas que se empenhará como sempre para que a expedição seja um sucesso.

6) Ele tem muita experiência de Marrocos, indo lá regularmente três ou quatro vezes por ano, acompanhando diversos públicos (4X4 Carros e Motas, Clube 2Cv, Clubes Land Rover e Nissan, etc.). Isto para dizer que o percurso que fizermos e os alojamentos onde ficaremos estão perfeitamente validados.

7) Poderia dizer muito mais coisas, mas para já chega. Quem o vier a conhecer concerteza que concordará comigo.

 

Por último quero referir que esta expedição está marcada firme. Vai-se realizar e nas datas indicadas! Pode é revestir várias formas:

 

1) Se como eu espero se conseguir reunir um grupo suficiente, será um GeoMarrocos 2011 exclusivo para geocachers.

2) Se não se conseguir arranjar um número de participantes que permita rentabilizar a viagem para a HVR, mas mesmo assim se conseguir uma maioria de geocachers, será um GeoMarrocos 2011 com alguns muggles.

3) Se não se conseguir atingir uma maioria de geocachers, será um Marrocos 2011 com participação de geocachers (pelo menos eu :huh:). Neste caso e como é natural o programa não será orientado especialmente para esse target, sendo organizado na continuidade de muitos outros no passado.

 

Sem compromisso da vossa parte, gostaria que até dia 21/11 me indicassem (aqui ou por PM) o vosso real interesse em participarem na Expedição. Até lá irei trocando com todos algumas reflexões sobre o potencial programa. A partir dessa altura passaremos a uma fase de concretização que será feita directamente com a HVR.

Link to comment

Panorama do geocaching em Marrocos. Abaixo estão representadas todas as caches actualmente disponíveis, excepto duas (uma muito a Sul em Dakla no Sahara Ocidental e outra recente junto a Tanger).

No canto inferior direito, a zona de Mezguida/Merzouga é a entrada do deserto, perto da fronteira com a Algeria.

 

11033.gif

Link to comment

Panorama do Geocaching Urbano (Cidades Imperiais)

 

Casablanca (1) Eternity in Casablanca PMOC da Silvana. Existe também a CASABLANCA que é/era uma das caches mais antigas de Marrocos, mas além de não ficar propriamente em Casablanca, aparentemente já não existe...

 

Marrakech (1) Marracache. O ano passado havia outra que foi arquivada...

 

Fés (0)

 

Meknes (0)

 

Rabat (2) Rabat - Chellah - l´ancienne mosquée PMOC da Silvana e Rabat in one day.

Link to comment

Fiquei um bocado assustado com os valores, mas compreendo que para uma expedição de 10 dias tem a sua justificação. Sinto um bichinho a dizer-me para alinhar numa coisa destas, mas tenho ainda mais dúvidas que certezas.

 

Em termos de veículo, que impacto é que podemos esperar no mesmo? Um puro sangue japonês com 16 anos e 200 mil aguentaria uma prova destas? Ou teria que levar uma preparação jeitosa de antemão? E se lhe acontecer alguma coisa durante a viagem?

Link to comment

Fiquei um bocado assustado com os valores, mas compreendo que para uma expedição de 10 dias tem a sua justificação. Sinto um bichinho a dizer-me para alinhar numa coisa destas, mas tenho ainda mais dúvidas que certezas.

 

Em termos de veículo, que impacto é que podemos esperar no mesmo? Um puro sangue japonês com 16 anos e 200 mil aguentaria uma prova destas? Ou teria que levar uma preparação jeitosa de antemão? E se lhe acontecer alguma coisa durante a viagem?

Ótimas questões que desenvolverei logo à noite. Para já...

 

Sinto um bichinho a dizer-me para alinhar numa coisa destas, mas tenho ainda mais dúvidas que certezas.

Ouve o bichinho! ;) Eu cá estarei para te tirar as dúvidas.

 

E se lhe acontecer alguma coisa durante a viagem?

Está descansado que não ficas lá :) O carro depende... :rolleyes:

Link to comment

Tentando passar pelas principais questões que têm aparecido.

 

Não é barato... Falta de t€mpo... etc

1) O pessoal do Geocacher está muito mal habituado com a grande generosidade dos organizadores de alguns eventos que oferecem graciosamente os seus serviços e mesmo o material... Aqui além das despesas que teriam se fossem por conta própria, o valor tem de chegar para pagar as despesas reais da organização e já agora porque não trabalham para aquecer (embora tenham a grande sorte de gostarem do que fazem) têm de ganhar alguma coisinha...

2) De qualquer forma, não tenho dúvidas que o valor para o que será oferecido é bastante inferior a passeios organizados por outras empresas e que posso-vos garantir não são em nada superiores ao que iremos ter.

3) O valor apresentado é apenas indicativo e de referir que corresponde a um programa com mais um dia. Além disso se o grupo foi grande haverá concerteza alguma atenção.

4) Mesmo assim admito que possa não ser a semana de ferias mais barata que se consegue, até porque se tem de fazer outras contas (gasolina/gasóleo, refeiçoes/conservas, etc.etc.etc.). Em contraponto o que posso dizer é apenas "Vai ser uma experiência inesquecível..."

Tenho de ver as férias...

Não arranjem desculpas :) Estamos a falar de 4 dias úteis...

Tenho de falar com a minha mulher...

1)Digam-lhes que vai haver um intenso programa cultural, que passa por uma Apresentação de Tapetes e pela visita a diferentes souks com imensas coisas para regatear e comprar (só aqui estão meia dúzia de etc. das diferentes despesas com que devem contar...).

2)Vou acompanhado da minha esposa, que depois de me massacrar imensas vezes "Só fazem programas para homens...", vai tratar da parte turístico&shopping da expedição (não fiquem assustados que eu tratarei de minimizar os danos ;))

Tenho um 4X4 de 1940. Aguenta? E se houver algum problema?

1) Não vamos fazer um programa de TT puro e duro, pelo que não é necessária nenhuma preparação especial. Convém obviamente que a viatura esteja em condições e faça uma revisão antes de ir. Convém ter uns pneus jeitosos (que não estejam carecas...). Não há necessidade de ter pneus muito TT, porque depois torna complicada a viagem de ida e volta. E já agora fica a indicação que muitos dos problemas que tem havido é nas ligações por Portugal e Espanha, devido aos carros não estarem habituados a fazer muitos kms e a serem puxados em estrada. Em Marrocos óbviamente podem acontecer aqueles percalços típicos do fora de estrada e com algum (pouco) trial que passam por uns parachoques amolgados, umas peças a mais que caem, etc. etc. Convém levar um compressor jeitoso, porque é preciso esvaziar por vezes os pneus e depois voltar a enchê-los... Guinchos há-de haver vários para o que for preciso. Se não houver uns atascanços nem teria piada :rolleyes:

2) As viaturas terão de ter uma extensão da carta verde a Marrocos, para quem não a tiver já. Por exemplo eu na Logo tenho Marrocos e Tunísia incluídos. Assim se houver algum problema em estrada poderá sempre ser accionada a Assistência em Viagem. Se o problema for for de estrada, tentaremos resolver. Senão for possível faz-se um reboque até à estrada (que em Marrocos nunca ficará muito longe).

2) Mais pormenores sobre as viaturas serão fornecidos e se alguém necessitar de umas luzes sobre condução TT, nomeadamente na areia também se arranja.

 

Adenda: Existe a perspectiva de ir um UMM o que me daria imenso prazer :D De resto esta é uma expedição multi-marcas para entre outras coisas podermos ter aquelas interessantes disputas tipo Benfica/Porto/Sporting em versão Japoneses/LR/...

E por hoje fico por aqui. Amanhã uns considerandos sobre o percurso...

Edited by jasafara
Link to comment

Panorama do Geocaching Urbano (As 'nossas' caches)

 

(tradicional-) Tizi n'Tichka - MG10 by MitoriGeikos (GC1YT1G) OK

Na estrada de Tizi-N-Tichka entre Ouazazate e Marrakech (incompatível com a Ouzoud Waterfalls)

 

(tradicional-) Rabat - Chellah - l´ancienne mosquée by Silvana and Team Geocricket (GC1P3G) OK

Rabat (a fazer)

 

(tradicional-) Castle in the sand by Nandini (GC1XCGH) NOK Disabled desde 16/10

Essaouira (não deverá haver tempo para passar por aqui…)

 

(tradicional-) The lost city... [Ait Benhaddou] by Tour "Um chá no deserto" (GC1XPJD) OK

Aït Benhaddou (a fazer)

 

(tradicional-) A Path Through the Mountain by Ali baba et les 13 voleurs (GC1XQVJ) ~OK Nunca encontrada depois da colocação…

Entrada da Gorges Dadés (S/N) (a fazer)

 

(tradicional-) AN OASIS IN THE DESERT - M6 by MONHO (GC1ZBN) NOK Só teve um found em Out 2009 e está em risco de arquivamento desde 5/8.

Saída da Gorges Todra (S/N) (a fazer)

 

(tradicional-) VOLUBILIS ( MAROCCO ) - M7 by MONHO (GC1ZBYP) OK

Ruinas Romanas na estrada Ouazzane-Meknes , fazível também se o destino for Fez (a fazer)

 

(unknown-) Eternity in Casablanca by Silvana and Team Geocricket (GC1P5G6) OK

Casablanca (deverá ser demorada porque só é fazível se se ficar um dia em Casablanca o que não me parece possível…)

 

(earth-) Ouzoud Waterfalls by Silvana (GC21VQ7) OK

Tanaghmeilt. Obriga a um desvio do caminho Gorges Todra-Marrakesh (incompatível com a Tizi n'Tichka - MG10)

 

Em resumo das 44 caches atualmente disponíveis em Marrocos, 9 são de geocachers portugueses, sendo que 2/3 não estão disponíveis (se não forem arquivadas até lá poderemos fazer manutenção a duas...). Previsivelmente (mas só confirmável depois de se definir um itenerário definitivo) poderemos ter oportunidade de fazer 6...

 

Uma das primeiras coisas a definir é quais as cidades imperiais por onde passaremos... Sendo que Marrakesh (S/N) é certo, tenho de escolher entre Fes/Mekles (para pernoitar N/S) e Casablanca/Tanger (para passar S/N)

 

Sendo que S/N parte descendente da viagem entre Ceuta-Fes/Mekles-Merzouga e N/S parte ascendente Merzouga-Gorges Dadés-Todra-Marrakesh-Casablanca/Rabat-Tânger.

Link to comment

Como dissem que uma imagem vale mais do que mil palavras...

 

merzouga_01.jpg

Nascer do Sol nas dunas de Merzouga

 

Agora é só imaginarem-se ali pelas 6h do próximo dia 8 de Março de 2011...

 

PS. Sabem que o Deserto enfeitiça? E que deixa recordações inesquecíveis a quem o conhece?

Edited by jasafara
Link to comment

Agora mais a sério:

 

Não sei se tens conhecimento, a nossa actividade está liga à agricultura com especial incidência na olivicultura.

 

Hoje observei o olival com atenção e acredito vivamente que a campanha ficará concluída em meados de Fevereiro.

 

A ser assim, nós alinhamos na aventura.

 

Mas, sublinho, só mesmo se conseguirmos concluir a campanha como previsto. Em Janeiro já poderei dizer com toda a exactidão.

 

Para já fica a inscrição de dois adultos condicionada. :D (até pareço os gajos dos seguros agrícolas a falarem)

Link to comment

Projecção para o futuro : Deste momento (22h) a 4 meses (dia 4/3/2011) espero-vos em Beja, para os que decidam ter este ponto de partida e pernoitar em Beja.

 

17604304.jpg

 

Que seja em Beja então. Se for nesta rotunda, está mesmo a 200 metros de casa. :D

Link to comment

Temos então o 1ºFTWAC (first to Will Attend Condicionado :D): Não tenho dúvidas que o 1º de muitos...

 

Espero que a vossa apreciação sobre o olival se conforme :D

 

PS Deixa ver se percebo. Moras em Beja e tens os Olivais em Serpa? Durante muito anos um primo meu que já morreu (António Safara) morou e foi médico em Serpa.

Link to comment

Temos então o 1ºFTWAC (first to Will Attend Condicionado :P): Não tenho dúvidas que o 1º de muitos...

 

Espero que a vossa apreciação sobre o olival se conforme :D

 

PS Deixa ver se percebo. Moras em Beja e tens os Olivais em Serpa? Durante muito anos um primo meu que já morreu (António Safara) morou e foi médico em Serpa.

 

Neste momento não vivo em Beja mas tenho lá casa bem perto desta rotunda. Vivo na nossa propriedade, na herdade como os lisboetas gostam de chamar, ou no nosso montinho como nós preferimos acarinhar que fica em Brinches, Serpa. Ficamos paredes meias com a central foto-voltaica de Serpa.

 

Não tenho ideia do teu primo, mas a minha mulher, talvez por estar mais "inserida no meio", diz que conhece. O mundo é memo muito pequeno. :blink:

Link to comment

Estou a equacionar a minha participação neste evento. Marrocos está-me atravessado desde a expedição que foi realizada por alguns geocacheres em 2009... na qual não pude estar presente, com muita pena minha!

 

Agora esta oportunidade está a agradar-me muito, mas ainda é cedo para confirmar!

 

:laughing::rolleyes:;):):wub:

Link to comment

Estou a equacionar a minha participação neste evento. Marrocos está-me atravessado desde a expedição que foi realizada por alguns geocacheres em 2009... na qual não pude estar presente, com muita pena minha!

 

Agora esta oportunidade está a agradar-me muito, mas ainda é cedo para confirmar!

 

:D:(:o;):tired:

 

Vais ver que não te arrependes. Em breve volto ao assunto :unsure:

Link to comment

Estamos a pensar ir também.

Não estamos certos se o nosso cachemobil dá para a areia - penso que não pois é baixo (Nissan Xtrail).

Se naõ der talvez se possa arranjar solução

Caros btt

Como já tive oportunidade de referir por PM, julgava que tinha um aviso para novas postagens o que não aconteceu. Por essa razão não ter mostrado o meu contentamento com a vossa intenção. Sobre o cachemobil vou ver, mas em principio não iremos fazer demasiada areia... Veremos...

Vou publicar daqui a pouco o programa da viagem.

Abraço

Link to comment

Ora bem. Depois de muito tempo sem notícias, venho-vos fazer um ponto de situação.

Ficou claro cedo que não iria conseguir fazer um Geo Marrocos 2011, ou seja uma expedição a Marrocos em 2011, apenas para Geocachers.

Mas como também disse a expedição vai-se realizar nas datas previstas. Para já vai-se é chamar Marrocos 2011.

Depois dependendo do rácio geocachers/muggles que tentaremos converter durante a expedição, assim o programa que irei aqui divulgar terá alguns ajustes...

 

De qualquer forma o programa que vos posso garantir é excelente já incorpora a passagem por sítios onde estão um número razoável de caches.

 

Poderão reparar que não passamos muito tempo em cidades. Não é fácil num programa de 9 dias conciliar tudo e temos de ter em conta que para todos os efeitos este é uma expedição TT pelo que o propósito principal é andarmos por fora de estrada. Depois ficarão com conhecimentos suficiente de Marrocos, para que lá possam voltar em qualquer altura e visitarem com tempo as Cidades Imperiais.

 

Analisem com atenção o post seguinte e depois estarei disponível para esclarecer qualquer dúvida.

Esperamos por vós no dia 15/01 na Carvoeira (Torres Vedras) para qualquer esclarecimento presencial.

Eventualmente (ainda vou pensar) vou publicar para esse dia um Evento.

 

Abraço a todos e conto com a vossa presença (bem de alguns de vós...) em Algeciras na noite de 4/3/2011 (caro ajsa, o ponto de encontro já não é em Beja, mas terei todo o prazer em passar por lá a caminho de Espanha...)

Link to comment

Mail enviado para a mailing-list da HVR (organizadora da expedição)

 

----- Original Message -----

From: António José Antunes

To: António José Antunes

Sent: Wednesday, December 15, 2010 8:30 PM

Subject: Expedição a Marrocos

 

Olá a todos,

 

Já está disponível em www.hvr.pt, o programa Carnaval em Marrocos. http://www.hvr.pt/pdf/Programa2011.pdf

 

Como já é do conhecimento de alguns, esta Expedição vai ter dois objetivos:

 

- Primeiro é a distribuição de roupas, calçado e alguns brinquedos às crianças das aldeias do Alto Atlas mais carenciadas e também a sul de Foum Zguid outra zona carenciada. Não haverá nenhuma instituição envolvida na expedição, será uma entrega directa dos participantes à população ( aliás quem já participou nas nossas Expedições sabe que isto é uma prática corrente da HVR sem qualquer alarido à caridade, muitas vezes usada para atingir outros objectivos ). Posso -vos dizer que neste momento temos já a nossa pick-up praticamente cheia com material para doar.

 

- Segundo objectivo é um jogo muito em voga com base em coordenadas de GPS que se chama Geocaching, uma espécie de caça ao tesoura moderna. Assim, durante o percurso iremos fazer algumas paragens para descobrir os tesouros escondidos.

 

Quem se inscrever nesta actividade até 15 de Janeiro terá uma redução de 10%, usufruindo assim de valores mais baixos do que costumamos praticar para 10 dias de expedição - 9 dias de Hotel 8 dos quais em meia -pensão. (será assim um incentivo anti-crise)

 

Por último, deixo-vos o convite para o jantar de apresentação de actividades a 15 de Janeiro. http://www.hvr.pt/pdf/ApresentaActividades.pdf Temos reservadas algumas surpresas para 2011 !!!

 

Um abraço e umas excelentes Boas Festas

 

António J. Antunes

 

Que tal? Acham que o Geocaching é um "jogo muito em voga com base em coordenadas de GPS" :(

Link to comment

Estamos a tentar confirmar se podemos ir.

A Ana trabalha 6ºF. Eu penso que posso ter férias sem problemas.

Assim uma das informações necessárias seria: 4/3/2011 a quehoras em Algeciras?

O outro ponto é: o meu SUV dará para ir? Nissan X trail.

O tempo urge pois a carta não tem a extensao para Marrocos actualizada

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...